Home/Vacinas/Vacina contra a Gripe

Vacina contra a Gripe

Agendar agora Ver preços

O que previne

Você sabia que a vacina da gripe, além de imunizar contra o vírus influenza, auxilia no combate de quadros mais graves, como a hospitalização? O aspecto social também possui relevância, uma vez que você se protege, você reduz a circulação do agente infeccioso e evita que ele seja transmitido.

Enquanto a Rede Pública possui vacinas trivalentes, o Beep Saúde coloca à disposição das pessoas as vacinas quadrivalentes, as quais proporcionam maior proteção para quem for vacinado

A Influenza, também conhecida como Gripe, é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação são as pneumonias, responsáveis por um grande número de internações hospitalares no país.

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Agendar

Trata-se de vacina inativada, portanto, não tem como causar a doença.

Sua formulação contém proteínas de diferentes cepas do vírus Influenza definidas ano a ano conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que realiza a vigilância nos hemisférios Norte e Sul. As cepas vacinais são cultivadas em ovos embrionados de galinha e, por isso, as vacinas contêm traços de proteínas do ovo.

Existe vacina trivalente, com duas cepas de vírus A e uma cepa de vírus B, e vacina quadrivalente, com duas cepas de vírus A e duas cepas de vírus B. Quando a apresentação é monodose, ou seja, em seringas prontas com doses individuais, a vacina não contém conservantes. Já a apresentação multidose, como acontece com outras vacinas, contém timerosal (derivado do mercúrio) como conservante.

Podem conter traços de formaldeído e antibióticos (geralmente gentamicina ou neomicina), utilizados durante a fabricação para prevenir contaminação por germes. Também contém cloreto de sódio e água para injeção.

  • Manifestações locais como dor, vermelhidão e endurecimento ocorrem em 15% a 20% dos vacinados. Essas reações costumam ser leves e desaparecem em até 48 horas.
  • Manifestações sistêmicas também são benignas e breves. Febre, mal-estar e dor muscular acometem 1% a 2% dos vacinados. Têm início de seis a 12 horas após a vacinação e persistem por um a dois dias, sendo mais comuns na primeira vez em que tomam a vacina. Reações anafiláticas são raríssimas.

Sabe-se que a Síndrome de Guillain-Barré (SGB) pode ocorrer por mais de um motivo, mas em raras ocasiões seu surgimento coincidiu com a aplicação de uma vacina – nesses casos, surgiu entre um dia e seis semanas após a vacinação. Com exceção de uma vacina específica para gripe suína de 1976, todos os demais estudos que buscaram relação de causa entre vacinas influenza e SGB obtiveram resultados contraditórios, alguns encontrando essa relação e outros não.

Até hoje não se sabe se a vacina influenza pode de fato aumentar o risco de recorrência da SGB em indivíduos que já a tiveram. Também é importante saber que alguns vírus podem desencadear essa síndrome.

Intramuscular.

Quem precisa vacinar?

(fonte: SBIM, Família. Em: Vacina gripe (influenza) — trivalente ou quadrivalente. Acesso em: 5 de Setembro 2018.)

Gestantes e mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias

Se você teve filho agora ou está grávida, não deixe de se proteger.

Crianças de 6 meses a 5 anos de idade

Sabemos como os pequenos podem ser frágeis. Não os deixe de fora dessa.

Pessoas com mais de 60 anos e quem possui doença crônica

Pessoas que tomam remédio todo dia para tratar diabete, asma, obesidade, etc.

Professores da rede pública e privada

Assim como as crianças, os educadores também devem estar imunizados.

Nossos fornecedores de vacinas

Logo de fornecedor 1
 logo de fornecedor 2
Logo de fornecedor 3
Logo de fornecedor 4

Parceiros

Logo Lamina
 logo Lavoisier
Logo Delboni Auriemo

Baixe nosso app

Imagem do celular android com app Beep Saúde

No celular Android

Imagem do celular iphone com app Beep Saúde

No celular iPhone